domingo, 26 de julho de 2009

Palermo 2009

Amigos, tive a oportunidade de visitar pela primeira vez a famosa Feira Agropecuária de Palermo.
Para surpresa minha, é a 123°(a) edição dessa feira. A Argentina é decididamente a mais antiga produtora rural da América do Sul.
Fiquei impressionado com a pujança do setor. Tudo lindo e bem feito. Prédios antigos e muito bem conservados. Também é um local pequeno, dentro da cidade de Buenos Aires, no bairro Palermo. Nao sei precisar a área ocupada pelo parque de exposições, mas imagino ser algo em torno de 2-3 hectares (um quareirão) somente. Os pavilhões onde ficam os animais são todos climatizados, e tudo de uma limpeza ímpar. Também os maquinários e implementos ficam expostos dentro dos pavilhões. Alguma coisa está exposta na rua.
Há somente uma pista central, onde ocorrem os julgamentos, provas e premiações.
Também me chamou atenção que o estacionamento para carros, fica no subsolo. É, Buenos Aires é uma cidade grande, uma metrópole, e como tal tem seus incovenientes.
Nós, apesar de termos a Expointer em Esteio, ainda temos muito o que aprender com esse povo que aprendi a admirar. E eles também nos admiram, e querem trocar experiências conosco. Trabalho sério e comprometimento são elementos que não faltam a "los hermanos". E muita união em torno da causa rural... Isto sim nos falta!
Abraços e boa semana.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prazos da certificacao

Desculpem a escrita, pois escrevo direto de Buenos Aires, onde o PC que digito, nao possui alguns dos caracteres de português, daí nao ter o "til" no texto, nem o "c cedilhado".
Apesar da crise mundial, esta é uma cidade "mui rica" como eles dizem. E terei o privilégio de visitar a famosa Feira de Palermo. Tenho acompanhado também o canal rural, onde pude presenciar o verdadeiro profissionalismo com que os produtores rurais daqui tratam dos assuntos rurais.
Gostaria que nossos clientes aí do Brasil também pensassem em seus negócios de forma mais profissinal, principalmente no que diz respeito à Certificacao das Unidades Armazenadoras, já que o tempo é exíguo. Já estamos em julho, quase agosto e muito pouca coisa foi feita a esse respeito.
Me entusiasma muito em saber que muito há que se fazer, e desenvolver em diversos itens do setor rural. Infelizmente algumas pessoas se acomodam e nao fazem nada para mudar suas situacoes.
Pra mim, toda essa balbúrdia em cima da Gripe A (H1N1), nao passa de desvio de atencao para outras coisas que estao ocorrendo na Brasil. Nossa Mídia é mestra nisso. Também nao se fala mais em Febre Amarela, Dengue, crise mundial, etc...
Portanto, esquecamos da gripe A e passemos a nos preocupar mais em producao, produtividade e profissionalismo rural.
Uma boa semana à todos.