Tenho observado nas minhas andanças pelo Rio Grande do Sul, que está faltando a toda a classe produtora rural em geral, algumas pitadas de profissionalismo nas suas ações.
Será que a desculpa para isso não seria a pouca remuneração dos produtos agrícolas? Creio que sim. Mas com planejamento sério, com profissionais competentes a assessorá-los, a acompanhá-los, pergunto se esse quadro não seria facilmente revertido?
Acredito que grande parte da baixa remuneração diz respeito à falta de PROFISSIONALISMO DOS PRODUTORES!
Gente, profissionalismo é encarar sua atividade ainda que rural, como um NEGÓCIO!
Temos de fazer dinheiro com esse negócio que temos nas mãos. E é acima de tudo, uma atividade extremamente gratificante, pois somos antes de mais nada Produtores de ALIMENTOS! E ainda temos a convivência com a natureza...
Desperdício, controle de perdas na colheita e pós-colheita, incluindo aí fretes e perdas nas unidades de secagem e armazenamento, etc. Tudo que diga respeito ao planejamento estratégico da propriedade em geral, visa antes de mais nada reduzir perdas, com conseqüente aumento na lucratividade.
Caro este serviço?
Você já fez suas contas do que perde na lavoura, no frete, na unidade de secagem, na aplicação de defensivos, no máquinário sem manutenção, etc?
Desafio à todos verem seus números. Chegarão à conclusão que um Técnico os acompanhando sairá muito mais barato que as perdas que estão ocorrendo.
Boa safra à todos! e sem perdas...